Buscar
  • Supercor

Saiba mais sobre o impacto do coronavírus na indústria

Atualizado: Mai 4

Contrariando as baixas expectativas, a produção industrial do Brasil começou 2020 com ótimos resultados em janeiro e fevereiro. No entanto, isso mudou quando a crise causada pela pandemia do COVID-19 atingiu o país. Isso porque, agora, novas medidas precisam ser adotadas em relação ao coronavírus na indústria.


Pensando nisso, criamos um artigo especial com todas as informações sobre o cenário atual das indústrias e suas perspectivas para o futuro. Contamos, também, qual é a posição dessas empresas com seus funcionários e quais as medidas protetivas para minimizar os impactos do coronavírus no Brasil.


Desafios e avanços

De acordo com a Confederação Nacional da Indústrias (CNI), um dos principais problemas apresentados pela crise foi a queda na demanda dos produtos. Além disso, questões como a dificuldade na aquisição de insumos e matérias-primas, e a redução de capital de giro financeiro são outros dilemas.


Em uma pesquisa feita por Consulta Empresarial, 90% das empresas consultadas já estão sentindo os impactos da crise. Entretanto, apenas 40 pontos deste percentual representam empresas muito afetadas. Isso porque o setor busca as melhores maneiras para contornar os resultados negativos do coronavírus na indústria.



Pensando suprir essas necessidades e evitar grandes impactos no futuro, a CNI apresentou um conjunto de 37 propostas emergenciais às autoridades do Legislativo e Executivo. Essas sugestões foram formuladas em conjunto com o Fórum Nacional da Indústria (FNI) e com federações estaduais.


Com propostas para as áreas de tributação, financiamento, política monetária, legislação trabalhista e regulação, as medidas são consideradas cruciais para redução dos efeitos da crise. Seu principal objetivo é formular alternativas para que as empresas resistam durante o período de redução da atividade econômica.


Pontos positivos

Apesar das quedas em alguns setores da indústria por causa da pandemia, as companhias seguem com pensamentos positivos sobre o futuro. Segundo especialistas da FGV, o encadeamento do ciclo produtivo de diversos segmentos da indústria brasileira em 2020 faz com que o setor se movimente.

De acordo com a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), a procura por utensílios descartáveis dobrou. Além disso, itens médicos fabricados em plástico, como seringas, vestimentas e bolsas de soro também tiveram aumento na procura.


Medidas de proteção para os funcionários

As medidas de proteção têm sido outra preocupação das indústrias para manter a saúde e integridade de seus funcionários. Dentre elas estão o trabalho domiciliar (home office) integral e parcial, férias para parte da equipe, afastamento de empregados com sintomas e uso do banco de horas.


Além disso, algumas empresas estão separando suas equipes por turnos menores, enquanto outras deram férias coletivas para todos os empregados. Apesar deste cenário, é importante ressaltar que, segundo a CNI, o número de empresas que optaram pelo corte de funcionários é pequeno.


Para os empregados que ainda seguem suas jornadas de trabalho normalmente, as empresas buscam formas de aumentar a proteção contra o novo coronavírus. Uma delas é garantir que os ambientes industriais possuam locais habilitados para a higienização das mãos e evitar a aglomeração pessoas no mesmo espaço.


Dentre outras providências tomadas está o cancelamento da participação de seus funcionários em feiras, eventos, congressos, reuniões e palestras. Há, também, as medidas de proteção pessoal no local de trabalho, tais como, a aquisição de luvas, máscaras, álcool em gel, entre outros.


Para encontrar mais informações sobre o coronavírus na indústria, tendências do mercado de polímeros e seus avanços tecnológicos, continue navegando pelo blog da Supercor. Aproveite, também, para saber mais sobre nossos compostos em nosso site.

2 visualizações

Rua Nadir Silveira de Freitas, 100
Caxias do Sul - RS

+55 (54) 3227.5789

Redes Sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Google+ Icon

Certificado ISO

Copyright 2018 - By Chazanweb.com